domingo, 21 de março de 2010

Vulcao San Pedro - solitario e de bivaque - parte 1

Ao partir para esta montanha, originalmente, a ideia era culminar o San Pedro e o San Pablo em apenas cinco dias (um pra ir, um pra voltar, 3 pra escalar). Mas chegando la e depois de tanto tempo na estrada o ocorrido fica meio diferente do planejado, normal.

Paguei por um transporte com um figuraca de San Pedro chamado Rodrigo pra me levar ate a base dos vulcoes e me buscar no quinto dia que seria no dia 22 de marco. Porem, como combinado, deveria passar comigo por Calama antes pra que eu pudesse ir ao mercado (comprar provisoes aqui em San Pedro e carissimo), almocar e depois sim ir. Tudo seguiu como planejado e ele me deixou no antigo acampamento base dos vulcoes e partiu, prometendo de pes juntos voltar pra me pegar. Caso eu voltasse antes por alguma mudanca de planos minha, deveria passar em sua casa e avisa-lo.

Atualmente a ascensao aos vulcoes esta proibida, eu deveria pedir por permisso no vilarejo de Ollague assim como pedi para o Aucanquilcha, mas isso daria mais trabalho e o transporte seria mais caro do que ja foi. Fui sem permisso mesmo.

O acampamento base dos vulcoes e pequeno, um cercado de rochas enormes que garante uma bonissima protecao de ventos fortes dali, mas que so abriga umas cinco barracas, seis se forem pequenas. Alem disso, o terreno e forrado do que eles chamam de "campo minado", voce esta caminhando numa boa, de repente seu pe afunda em um buraco escondido. Trata-se de antiga mesa de jantar de um rato andino que come a raiz da vegetacao. So que para comer ele limpa o terreno ao seu redor fazendo uma pequena caverna. Tai o problema. E uma droga caminhar ali pois deveria ser bom, areia vulcanica bem macia...o problema sao as bombas (risos). Tirando isso e a completa falta de agua, tudo bem.

Este e o problema da ascensao aos vulcoes San Pedro e San Pablo, agua. Nao ha sequer gelo ou neve para derreter portanto se estiver planejando ir la, prepare-se para carregar muito peso ou sofrer as consequencias por nao levar.

Para minha aventura por la tomei duas decisoes que provavelmente culminaram na minha desistencia de escalar o San Pablo: Primeiro - nao levar barraca, fui de bivaque. Segundo - Peso minimo, o que acarretava necessariamente em levar pouca agua, substituindo a agua por isotonicos (gatorade e similares). Tambem acarretava em levar pouca comida e pronta, pois nem fogareiro levei.

Minhas provisoes para os cinco dias se limitavam portanto a: cinco latinhas de atum, duas das quais de 150 gramas pois vinha com salada, as outras tres eram somente atum, 80 gramas. Duas latas de uma batata concorrente da pringles, um saquinho de amendoas salgadas, dois saquinhos de amendoins salgados, dois sacos de queijo ralado (pra dar um diferencial no atum), finalizando com um pacote 1/2 kg de cereais açucarados. Para beber, eu tinha para os cinco dias duas garrafas de 1,6 litros de agua cada e cinco garrafas de meio litro de isotonicos de sabores variados. Era so isso.

Por que fiz isso? A resposta e simples, o roubo em Mendoza encurtou minha expedicao violentamente entao, sabendo que esta seria a minha ultima escalada da viagem, decidi fazer valer, pra fechar com chave de ouro o projeto Quanto mais melhor. Loucura? Nao. Me arrisquei? Um pouco sim, confesso. Mas, como diria a amada do Conan Valeria: "Quer viver pra sempre?!"

O vulcao San Pedro tem altitude confirmada de 6.145 metros acima do nivel do mar, tem dois cumes, o cume que é aproximadamente cem ou cento e cinquenta metros mais baixo é ativo, soltando fumarola constantemente. O cume maior é adormecido. O vulcao San Pablo, seu vizinho, tem 6.092 metros acima do nivel do mar tambem confirmados pelo mesmo projeto antes aqui citado 6000dechile e é extinto.


Este é o antigo AB pros vulcoes a 3958m.


De onde eu estava, no antigo acampamento base, a 3.958 metros de altitude, os vulcoes apesar de longe pareciam perto. Entretanto, me reservavam uma caminhada de aproximacao que eu nao havia avaliado corretamente, achando inocentemente que em apenas um dia conseguiria chegar a altitude de 4.900 metros e la estabeleceria um "bivaque base" de onde faria os ataques. Nao foi bem assim que rolou...

Em linha reta, a aproximacao ate portuzuelo e de 7,5 kms. Mas, contando curvas e tudo que normalmente se tem que fazer em uma aproximacao, isso sobe facilmente para 11 ou 12 kms. E muito pra se caminhar em um dia, carregando de 15 a 17 kgs (nao sei ao certo, o que importa e que estava consideravelmente mais leve que no Plata) levando em consideracao a rapida desidratacao que se sofre no clima local, desértico. Entao, eu tinha que ter cuidado e escutar a todos os sinais que meu corpo me dava, estava completamente sozinho por cinco dias. Pensava nisso sem parar.

Me despedi do Rodrigo as 16hs e fui embora, olhei para tras vendo seu 4x4 velho se afastar pensando "se esse cara nao voltar, estou roubado". Liguei os meus motores, me virei, olhei pros vulcoes e disse para mim mesmo: "Agora o assunto e só nosso."

Caminhei, caminhei e caminhei...A distancia parecia nao encurtar, a altitude mudava lentamente, uma desgraca so. Enterrei meus pes no campo minado diversas vezes...Por isso as vezes tinha que mudar de rota saindo da areia confortavel para as rochas, o que piora a caminhada.

Quando deu 19:30hs eu ainda estava a 4.450 metros e os vulcoes ainda pareciam distantes...Como pode? Olhei o GPS, tinha caminhado em linha reta somente 3kms mas parecia muuuuito mais, isso significava que tive que fazer muitas curvas. Decidi procurar meu primeiro lugar pra bivacar. A minha frente, um corredor natural de passagem se acentuava com rochas bem grandes, isso significava uma boa protecao contra vento e frio. Ali seria minha casa por um dia pensei, comecei a procurar onde dormir.

Por sorte (pra me poupar trabalho) nao fui o unico com a ideia de bivacar ali, encontrei uma rocha grande com um cercado de bivaque pronto, sequer tive que trabalhar coletando rochas! Que otimo pois estava cansado...O problema é, nao planejara gastar uma noite a mais na aproximacao! Mesmo nao planejando, era impossivel prosseguir noite afora no frio pra chegar a altitude que queria la pelas dez ou onze da noite, seria desgastante demais. Preparei meu isolante e saco ali mesmo a 4.480 metros de altitude.


Meu bivaque a 4.488m, a foto nao ficou muito boa...



Um video que mostra o ceu!


Hotel um milhao de estrelas. Minha noite foi fresca (minima de confortaveis 3 graus) e absurdamente estrelada. Fiquei olhando as estrelas e escutando musica ate cair no sono, depois de matar uma das minhas latinhas de atum com queijo ralado e alguma batata. Para beber, meia garrafa de isotonico.

Acordei tarde, quase oito da manha. Me arrumei rapido e as oito retomei a caminhada depois de um pouco de sucrilhos sem leite. Leite pesa na mochila kkk.

Andei, andei e andei mais...O sol torrava o couro forte...Quando era perto de meio dia eu estava na base de uma gigante rocha que se partiu com o passar dos anos (exatamente como os castelos do açú) a mais ou menos 4.900 metros. Parei ali para uma refrescada com agua e pra resolver assuntos fisiologicos e claro. Aproveitei pra filmar a paisagem...


A canaleta que leva a portuzuelo. Terreno miseravel...rs


Como ainda era cedo, resolvi ganhar mais altitude pra facilitar meu ataque aos vulcoes, la fui eu em direcao a canaleta de moraina que leva a Portuzuelo. Que desgraca de terreno (pra subir)...Com paciencia se chega la. A passos de tartaruga venci metro a metro e la pelas 14 ou 14:30h cheguei a 5250 metros, ja no portuzuelo no meio dos vulcoes, delirei pela paisagem desolada e pela solidao completa que sentia...Pensava (serio mesmo!) assim: "Esta é a ultima escalada da viagem Paulo Roberto, faz direito e vc volta pra casa pra lili e pra comidinha da Oma".


O falso cume do San Pedro (esquerda) e o cume menor ativo.


Ainda com a mochila nas costas que por sinal incomodava pra cacete, procurei por um lugar pra montar meu bivaque que seria necessariamente mais frio. Encontrei junto a montanha uma enorme rocha que me protegia estrategicamente do vento. Ali mesmo a 5.288 metros montei o bivaque e o resto da tarde fiquei pensativo, escutando musica, observando o vulcao e as mudancas de vento, considerando o movimento da fumarola do cume ativo do San Pedro, minha primeira investida.


Meu futuro bivaque!



Meu bivaque a 5.288m já pronto. Ao fundo a direita o San Pablo.


Me sintia bem cansado, definitivamente nao sou pra carregar peso, mesmo que nao seja muito. Pior, em clima desértico...

Fui dormir por volta de 21h, fazia pouco frio, 1 grau positivo.


O enorme vulcao Paniri (5.920m) visto desde Portuzuelo.



E esta foi a janta antes do San Pedro no dia seguinte. (so comi uma latinha, tinha que economizar!


Continua na parte 2.

3 comentários:

Anônimo disse...

siiim, volta logo pra casa da lili :P
beijos, te amo, [lili]

Esdras Daniel disse...

Irado demais!!! Ando me convencendo de que preciso conhecer lugares assim.

Valeu PArofes

Paulo Roberto - Parofes disse...

Ahahahaha vc não viu nada Daniel!
Pega a mochila e vai cara!

Grande abraço