quinta-feira, 11 de março de 2010

"Descanso" em San Pedro de Atacama - parte 1

No primeiro dia que cheguei a San Pedro, parei em um pequeno restaurante que ja conhecia para comer, depois de 30 horas de onibus so com lanches da turbus o corpo grita por uma refeiçao decente...Pedi salmao com batatas coradas e tomate e comi, parecia bom e o gosto era maravilhoso.

Entretanto, horas mais tarde veio a noticia, o escritorio que fica dentro da minha barriga me avisou que o peixe provavelmente nao era fresco, comecou a despejar violentamente os dejetos da refeicao estragada: Diarreia. Que otimo, so me faltava essa...

Fulminante, de duas em duas horas. Por causa disso tive que melhorar ainda mais minha hidratacao, bebendo mais e mais agua. Sorte que ainda tenho sacos de tang porque nao aguento mais agua!!!

As vezes acho que o ser humano precisa do ser humano. Estar so na montanha e maravilhoso mas as vezes sinto a necessidade de companhia, dividir experiencia, comentar durante a escalada, ajudar e ser ajudado...Conheci muita gente legal durante essa expedicao e agora que me separei dos favoritos, sinto falta de todos, bateu uma nostalgia e por isso este ser humano aqui abandonou a ideia de tentar sozinho a proxima montanha.

Eu disse que descansaria certo? Este foi o meu descanso, escalar o vulcao Licancabur que conheci e me apaixonei em 2007!

Me juntei com 2 ingleses (Chris e Rachel) e juntos fomos com um guia muito gente boa (Gabriel) que por sinal me convidou a vir morar em San Pedro pois ele esta comecando um negocio com a namorada, albergue e esportes de aventura. Como pensamos exatamente igual sobre andinismo e liberdade nas montanhas e ele se identificou demais com meu projeto (se formou nos EUA e largou tudo pra vir morar aqui sendo guia de montanha), nem pensou duas vezes antes de me convidar a firmar uma sociedade com ele e a parceira. Claro que nao dei resposta e disse que pensaria, nao e tao simples assim.

La fomos nos, saimos do Chile, entramos na Bolivia e ficamos no abrigo de montanha, excelente por sinal, aos pes do vulcao Juriques e da laguna blanca, lugar que eu conhecera em 2007 com o Alexandre, Prio e Monica.


O abrigo, lugar incrivelmente limpo, organizado e aconchegante


Largamos as tralhas la, tomamos um cafe reforcado e fomos caminhar pra ajudar na aclimatacao. O abrigo fica a 4340 msnm, em linha reta, dista 6kms da laguna verde mas como o caminho faz um eterno zig-zag isso sobe para uns 8 kms. Caminhamos sob o sol absurdo ate la, fizemos algumas fotos e depois voltamos. Uma bela caminhada de cerca de 16kms em 4 horas. Nada mal, chegamos cansados nas proximidades do abrigo e conhecemos um guia local que vive ali com sua familia e ja fez cume no Licancabur 488 vezes. Isso deve ser um record mundial nao? Tem 62 anos e ainda guia pro vulcao. Agora estavamos com as pernas aquecidas pro desafio do proximo dia com um desnivel animal. Abrigo a 4340 metros e o cume do Licancabur a 5917 metros!


O vulcao Juriques de 5700 metros visto desde o abrigo



Cerro Laguna Verde de 5680 metros visto desde a laguna blanca, lindo nao? Algumas vicuñas ilustram a paisagem


Para jantar, macarrao com bife de llama. Ahhhhhhh que delicia, fazia uns 3 anos que eu nao comia carne de llama!!! Me deliciei...Todos enchemos as barrigas e nos deitamos cedo, 19h (horario boliviano, uma hora a menos que San Pedro) para acordar antes das 3 horas da madrugada.

A diarreia? Muito bem obrigado, fui ao banheiro umas quatro vezes cortar o rabo do macaco ate que pensei "nao e possivel, agora a caixa esvaziou!". Fui deitar.

E claro nao dormi quase nada, super excitado e concentrado no vulcao...Quando o relogio despertou as 02:45h eu estava olhando pra ele, atento, contando os minutos.

Pulei da cama, acordei todos e disse "Let's go climb this volcano!". As risadas, todos levantaram, tomamos nosso cafe da manha e as tres e meia estavamos prontos. Uma carona ate a base do vulcao na laguna verde (4360 msnm) e comecamos a subida as 04:20h. Fazia calor, zero grau.

Mal o 4x4 parou, descemos e com lanternas seguimos para a escalada sem perder um minuto. Por lei, dentro do parque nacional boliviano que abriga a laguna verde e os vulcoes, um guia local deve nos acompanhar. Assim sendo, Nosso grupo aumentou para cinco pessoas com o guia Pedro, que ja fez cume no Licancabur umas cem vezes e nao tem nem trinta anos.

Subimos super rapido o primeiro tramo, em apenas duas horas atingimos a altitude de 5250 msnm, 900 metros de desnivel. Que isso, corrida de aventura? Os ingleses estavam se cansando rapido demais e comentei com o Gabriel que deveriamos subir mais lentamente, eu estava aclimatado, bem, mas tudo que eles fizeram foi o Cerro Toco no dia anterior (5604 metros, escalei em 2009) e este era seu record de altitude ate entao. Gabriel concordou e seguimos com mais calma, desfrutando mais da montanha...


Primeira foto do dia, nascer do sol visto durante a escalada. A direita a encosta do Juriques


Na marca dos 5650 metros eu estava com a bola toda, surpreendido com a minha excelente aclimatacao, nem senti falta de oxigenio!!! O terreno mudou e passou a ser trepa pedra e isso cansa mais. Chris e Rachel estavam praticamente derrotados, se arrastavam por cinco passos, paravam por tres ou quatro minutos...Isso nao e bom pra alta montanha. O importante e se concentrar em um ritmo e segui-lo, sem parar.

Ao chegarmos aos 5750 metros parei com o Gabriel e comentei que eu achava melhor eles descerem e ele disse que ja estava pensando nisso. Nao adianta nada se exaurir e chegar ao cume sem energia pra descer, isso e muito perigoso. Peguei um radio com o Gabriel e continuei a subida com o Pedro, ele ficou para tras com Chris e Rachel para conversar com eles e avaliar melhor a situacao.

Rapidamente eu e Pedro continuamos sozinhos a empreitada e quando o gps marcava 5815 metros a barriga soou o alarme de novo, cacete! ahahahahahah meu record de cortada de rabo, primeira vez que faco isso nesta altitude kkkkkkkkkkkkkkk.

Enterrei o filho e continuamos montanha acima. 65 metros abaixo pude ver o Gabriel continuando a subida com os dois, chegaram a um acordo. Me virei e continuei a subida concentrado no cume, sequer estava cansado.

Incrivel como o falso cume e a subida pro cume e parecida com o San bernardo, parece a mesma montanha! Quando cheguei proximo do cume comecei a filmar pra fazer um video da chegada ao cume. Ja estava emocionado, o gps marcava 5902 metros e la fui eu, Pedro ja no cume sentado quieto...Cheguei la, passei direto pelo totem do cume e fui ate a laguna que muitos dizem ser a mais alta do mundo, nao sei se e verdade mas...

Quando parei o video atendi o Gabriel pelo radio e gritei "Paulo desde la cumbre de Licancabur!" e ouvi aclamadas felicitaciones do Gabriel, me ajoelhei e chorei por uns cinco minutos...Tenho que parar com essa choradeira senao vou desidratar mais rapido ainda ahahahahhahah


Vulcao Sairecabur desde o cume do Licancabur, escalei este tambem em 2009



Altitude no cume do Licancabur, o gps errou somente por 4 metros



Eu no cume estreiando meu pluma que comprei usado por 45 dolares em Mendoza!


Segundo o Gabriel, o tempo normal de subida e de 6hs (mais rapidos) a 9 hs (devagar), levei 5h e 25min, nem me reconheci! So senti falta de oxigenio na hora do video porque fiquei falando e subindo, nao tive dor de cabeca, nada. Fiz o cume com diarreia e tudo. Gabriel chegou depois de vinte minutos com Chris e Rachel completamente exaustos, mas chegaram.

A descida continua na segunda parte!

Nenhum comentário: