segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Veneza - Itália

Finalmente chegamos a linda cidade de Veneza, ícone dos apaixonados e do turismo em solo italiano!
Antes de mais nada, compramos nossas passagens de trem pra sair de lá, já que teríamos apenas 4 horas pra conhecer a cidade e sair em direção a Pisa. Por 68 euros cada compramos os trechos Veneza - Florença; Florença - Pisa; Pisa - Roma. Até que foi um bom negócio considerando a distância, atravessaríamos mais da metade do país e já dormiríamos em Roma! No mesmo dia!

Um pouco sobre Veneza (fonte: Wikipedia):

Veneza é uma cidade italiana da região do Vêneto, província de Veneza no nordeste de Itália. Tem cerca de 271 009 habitantes e é conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos. A comuna de Veneza estende-se por uma área de 412 km2, incluindo as ilhas de Murano, Burano e outras na lagoa de Veneza, tendo uma densidade populacional de 646 hab/km2. Faz fronteira com Campagna Lupia, Cavallino-Treporti, Chioggia, Jesolo, Marcon, Martellago, Mira, Mogliano Veneto (TV), Musile di Piave, Quarto d'Altino, Scorzè, Spinea. A parte de Veneza em terra firme é a fracção comunal de Mestre.

A cidade foi formada num arquipélago da laguna de Veneza, no golfo de Veneza, no noroeste do mar Adriático. Tornou-se uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e complexa e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes da cidade. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. Eram suas feitorias cidades como Negroponto e Dyrrhachium (atual Durrës), assim como ilhas inteiras: Creta, Rodes, Cefalônia e Zante, por exemplo. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo.

O patrono da cidade é São Marcos (festa em 25 de abril). A festa do povo do Véneto é celebrada em 25 de março, data da fundação da cidade.
É classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na adjacente Praça de São Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588 segundo projeto de Antonio da Ponte, a Ca' d'Oro e numerosas igrejas e museus.

Veneza é ainda famosa pelos seus certames internacionais, como o Festival de Cinema e a Bienal de Artes, pela Regata Histórica, que ocorre no primeiro domingo de setembro, pelo fabrico de vidro, pelo Carnaval de Veneza, pelos casinos e pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel.

Nesta cidade nasceram os Papas Gregório XII, Eugênio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII e Pio X, além de numerosos artistas e arquitectos como Antonio Vivarini (1440-1480), Antonio da Ponte (1512-1595), Tintoretto (1518-1594) e Canaletto (1697-1768). No campo da música, foi aqui que nasceu e viveu Antonio Vivaldi (1678-1741).


Veneza com certeza é um lugar para se conhecer antes que se perca, vez que o nível da água aumenta cada vez mais, e um dia poderá desaparecer sob o oceano.

Fotos:


Isto é Veneza!



Ponte de Rialto.



Este que vos escreve.



Lili e eu!



Lili e eu em uma ponte.



Quer comer lasanha de verdade? Vá pra Itália! ahahahahaha



Lugar incrível...



Domo de uma das diversas igrejas de Veneza. Esta ficava em uma ilhota, tirei a foto quando passávamos de barco ao lado.



Panorâmica: Gôndolas, mar e igreja.



Panorâmica: Visão clássica de Veneza.



Torre Campanário de São Marcos. A torre tem 98,6 m de altura e fica num canto da praça, perto da entrada da basílica. As suas formas são simples, e o seu corpo principal é uma coluna de tijolos, de 12 m de lado e 50 m de altura, sobre a qual assenta o campanário com arcos, que aloja cinco sinos. O campanário tem no topo um cubo, em cujas faces estão representados leões (o símbolo do Evangelista São Marcos) e a representação feminina de Veneza (la Giustizia: a Justiça). A torre é coroada por uma agulha piramidal, no extremo da qual se encontra um cata-vento dourado com a figura do Arcanjo Gabriel. O campanário, de cuja construção inicial do século IX nada resta hoje, tem a forma atual desde 1514. A torre que se observa hoje é uma reconstrução, que foi terminada em 1912 depois do colapso ocorrido em 1902.



Lili na frente da Basílica de São Marcos.


É isso aí, picamos mula. Próximo destino (relâmpago): Pisa!

5 comentários:

Eliza disse...

linda as fotos, show de viagem!
E confesso, que vontade de lasanha com coca- cola!!
Abração

Anônimo disse...

amoor, quero voltar pra lá! ;]
beijos, te amo

Esdras Daniel disse...

Maluco essa sua trip é inspiradora. Deu até uma inveja boa. Parabéns e kammmoonnn!!!

Rodrigo Genja disse...

Muito da hora esse país! Não deixe de conhecer ARCO! Por nada(riva del Garda - Pegue o trem até Roveretto)!!!! (e leve o cartao de credito pra comprar umas costuras em promoção por 4 euros, ou uma das milhoes de promoções hehehehe ABraço e aproveita!! =D

Paulo Roberto - Parofes disse...

Eliza: Vá! Não se arependa por deixar de ir, a lasanha é fantástica rsrs

Daniel: Nem chegou na metade da viagem, faltam vários posts! Muito mais vem por ai! :o)

Rodrigo: Já voltamos faz tempo brother, são 'posts póstumos!"

Amor: Só se for pra ficar de vez! :P