quinta-feira, 8 de abril de 2010

Popularidade da escalada

E ai pessoal!

Posts diários no blog significa tempo pra postar! Desempregado é isso mesmo he he he

Então aproveito o meu tempo extra (pra não dizer completo) pra postar sobre a popularidade da escalada e as camadas sociais que ela impacta.

De um tempo pra cá, e não acho que seja muito não, um ano apenas, a escalada de um modo geral (tanto faz em gelo, rocha, trekking de altitude etc) vem ganhando espaço na mídia cada vez mais. Vejo posts nos blogs noticiando isso, principalmente o Blog de Escalada do Luciano.

Volta e meia a rocha aparece na globo, alguma reportagem sobre alguma escalada popular. Até eu mesmo coloquei no meu blog um vídeo de uma escalada na Pedra do Picú, que foi guiada por um guia do Itatiaia que eu conheci semanas antes lá.

O fato é que, acho que a escalada está sendo mais um pouco rotulada como moda. Constatei mais um pouquinho isso de uma forma inesperada, explico:

Antes de ser montanhista, sou mochileiro. Antes de ser mochileiro sou fã de quebra-cabeças. Pra quem não sabe até um site eu tenho sobre isso que aliás não atualizo faz anos: http://www.parofespuzzles.xpg.com.br. E antes de ser viciado em quebra-cabeças ha nada mais nada menos que dezenove anos, gosto de jogos. Mas nunca me iludi com play station, xbox, nada disso, sempre no pc. Sempre desde menino.

Com tempo sobrando pude baixar jogos novos pra testar a goribada que dei no pc antes de viajar trocando placa mãe, fonte e processador. Mantive minha placa de vídeo porquê quando comprei me custou uns R$ 800,00 e ainda roda qualquer jogo, então...

Essa semana levei 2 dias pra baixar a nova versão de uma série que curto muito, o call of duty 6: modern warfare II (11GB de download). Nossa mãe, o jogo é sensacionalmente animal. Fico vibrando sozinho feito um louco dentro de casa dando tiro pra todo lado com minha placa de som ligada a um aiwa bem grande, o que causa até bala perdida nos vizinhos que cordialmente brincam comigo he he he. Sério, ninguém reclama!

Enfim, jogando este supra-sumo da programação moderna para jogos de pc (tudo bem, e também play xbox e essas porcarias aí) dei de cara com uma fase com escalada em gelo! Isso mesmo, o início da fase é no Cazaquistão, no meio de uma tempestade de neve e em meio às montanhas. Pra chegar ao inimigo eu preciso escalar duas paredes de gelo, ambas com cerca de 20 metros de altura, verticais, no meio da tempestade, além disso encarando más condições de gelo que se quebra facilmente quando o deslocamento do ar é forte por causa dos caças que sobrevoam a área.

Nem preciso dizer como é animal...o capitão que eu sigo vai na frente de cadeirinha, com umas 3 ou 4 costuras presas e mais uns 3 friends, piqueta técnica e até corda. Entretanto, pra escalada, solamos he he he.

A questão é, a popularidade da escalada está tão grande que está entrando em investimentos milionários de grandes desenvolvedores de jogos como a activision, dona da série Call Of Duty.

Mas não é privilégio deles. Antes de viajar estava jogando o outro excelente jogo cuja série também vem de longa data e é ótima: "Tom Clancy's Rainbow Six: Vegas 2". Para minha surpresa jogando o jogo antes da viagem, havia uma fase em que durante cerca de dez minutos fico dentro de um enorme ginásio de escalada trocando tiros com os terroristas. Paredes repletas de vias de uns quinze metros de altura, um ginásio bem grande. Já fiquei surpreso naquela época, agora então depois do que vi hoje, resolvi postar a tendência. Acredito que seja evidente sobretudo porquê trata-se de outro grande desenvolvedor de jogos, Ubisoft.

A preocupação das empresas é claro, ganhar dinheiro. Meios de comunicação de massa como a TV atingem aos que assistem, lá está a escalada. O maior meio de comunicação de massa do mundo, internet, veicula os lançamentos de jogos. O jovem (ou não ahahahah) está lá vendo os lançamentos, fazendo o download via torrent e jogando. Está lá a escalada também!

Além do mais, o cinema também está eternizando a vida de muitas lendas do montanhismo pelo mundo. Acabou de sair o filme sobre o Messner e, esta semana, baixei e vi o "North Face" (Nordwand) sobre uma das tentativas de primeira escalada da temida face norte do Eiger. Filme de primeira, produção maravilhosa, vibrei vendo o filme e torci pra que a História mudasse e que ninguém morresse. Infelizmente todos que estavam na parede naquele ano de 1936 morreram.

Prints:


Olha o look do capitão: Nessa hora ele me diz: "Espera um pouco, vou ver as condições do gelo". De crampoon e tudo!



Daí ele começa a escalar solando e me diz: "Tá firme, me segue." Vibrei nessa hora! kkk



Na parede passou um caça sobre nós e o deslocamento do ar causou isso. Quase fomos virar notícia no altamontanha (ahahah Pedro piadinha pra tú olha aí)



Tá pensando o que, tem até greta! Gigante por sinal, tive que correr, pular e fincar as piquetas do outro lado. Dá pra ver o Capitão lá do outro lado, basta ampliar.



Olha o Capitão...cadeirinha, costuras, friends, piqueta e corda. Tá fazendo o que trocando tiro? Vai escalar vagabundo!



No meio de um whiteout preciso de um sensor cardíaco pra ver o inimigo!


Fala sério, dá vontade de não passar de fase ahahahahahha.

Abraços a todos!

Paulo

6 comentários:

Pedro Hauck disse...

não sabia que vc gostava de quebra cabeças... esse negocio de jogos e escalada tb me impressionou. Akele outro jogo no ginasio de escalada, tem escalador na parede? hehehe

Paulo Roberto - Parofes disse...

Nesse não, mas bem que podia ter né? ahahahahah
Pois é, viciadão cara! É um passatempo meio intelectual e que só tem um pré-requisito: Paciência!
E isso eu tenho de montão he he he

Beatriz disse...

poxa, meu, que incrível esses joguinhos! como sou menina (hehe), nunca me liguei muito nisso. paulinho, tô achando tudo tão escuro no teu blogue. vai continuar assim, é?

Paulo Roberto - Parofes disse...

Não sei ainda, pode ser que eu mude ele de novo...ainda está em testes he he he

Renato disse...

Opa, só para acrescentar à lista, nos livros da série de Percy Jackson (E o Ladrão de Raios, por exemplo) sempre há referencias a escalada, seja em rocha, quando os personagens têm de escalar uma montanha escarpada para atigir um objetivo, ou em academia, quando eles encontram amigos e outros personagens do livro simplesmente escalando e se divertido. Em todos os 4 livros da série há referências dessas o que me leva a crer que o autor seguramente é escalador

Abraços

Paulo Roberto - Parofes disse...

Renato, valeu pela contribuição completando o texto. Não sabia disso! Só vem a corroborar com a teoria.
Forte abraço!
Paulo