segunda-feira, 8 de março de 2010

De volta ao paraiso!

Dia 49: San Pedro de Atacama - Chile

Nao e exagero, a cidade de San Pedro de Atacama e considerada o Oasis chileno. Encrustada no meio do deserto mais seco do mundo com cerca de 2500 habitantes proporciona uma gama enorme de possibilidades turisticas bem como escaladas.

O unico problema e a distancia das montanhas, sempre mais de cem quilometros, o que causa a necessidade de pagar no minimo por um transporte que nao e barato, dependendo da montanha este valor pode chegar a algumas centenas de dolares.

Deixei Mendoza assim que o Edson desceu da montanha. Com apenas 20 anos e muita disposicao, sendo o unico no dia, alias o 8º dia, culminou o Aconcagua enfrentando neve ate o joelho desde o inicio da canaleta. Parabens pela conquista cara! E agora? Ja subiu a maior kkk

Como eu havia deixado claro, nunca foi desejo meu escalar o Aconcagua, queria muito escalar o vulcao Maipo, lindissmo com 5265 metros de altitude, proximo a cidade de San Carlos que fica a 102kms de mendoza. Fiz varios contatos, consegui uma duzia de e-mails e mais meia duzia de telefones mas infelizmente e inacreditavelmente, nenhuma resposta, NENHUMA.

Eu e Edson chegamos a tentar, fomos a San Carlos, batemos de porta em porta mas depois de muita busca, veio um cara que nos cobrou o absurdo de 1800 pesos (mais de 400 dolares) so pelo transporte. Deixar-nos la e nos pegar depois de cinco dias. Nem pensar, olho grande nao entra na China. Foi a expedicao mais rapida ahahahahhaa, na mesma noite voltamos a Mendoza frustrados, depois disso ele foi pro Aconcagua e eu fiquei na cidade amargurado buscando loucamente um transporte que me cobrasse um valor justo e nao um assalto.

Nao rolou, por isso fiquei na cidade mesmo moscando sem fazer nada pra economizar grana, fui uma das vitimas de roubo no albergue e nem queiram saber quanto...Mas a vida e assim mesmo. Dinheiro e papel, vai e vem.

Agora, Edson voltou ao Brasil com seu sonho realizado e eu continuo solitario com o projeto, pois ainda tenho alguns sonhos para realizar. Parece que tudo conspira...o roubo, problema de saude, perdi e encontrei o gps 2 vezes, e agora acabei de constatar que esqueci meu carregador da bateria da maquina em Mendoza. Pode?

Por sorte e educacao do povo chileno, na Lan House que estou a moca tem o mesmo carregador, e se ofereceu pra carregar minhas baterias sempre que eu precisar. Se ela nao o fizesse, eu teria que pegar um onibus e voltar a Calama (onde passei ontem) pra comprar o carregador. Que puxa...

Enfim, tirando isso esta tudo bem. O nariz ja havia acostumado com Mendoza (tambem, fiquei la 36 dias!) e ja tinha parado de sangrar. Mas, no deserto mais arido do mundo a conversa e outra. Cheguei ontem a noite e hoje acordei ja pra limpar o nariz e remover as placas de sangue, minha eterna vida sangrenta em San Pedro he he he.

Ja fiz contatos pra transporte e so estou esperando outros interessados para que eu continue minhas escaladas. Agora nao ha mais montanhas de quatro mil metros, todas serao acima dos cinco mil metros, beirando os seis mil. Escolhi todas a dedo, como sempre.

Me desejem sorte.

Abrazos chilenos a todos!

Hoje farei umas fotos da cidade e dos arredores e em seguida faco um post fotografico.

Paulo

4 comentários:

Pedro Hauck disse...

Opa que legal o Edson ter feito o cume do Aconcagua. Eu tb fiz ele com 20 anos de idade, isso em 2002....
O Maximo tah em mendoza, procurando parceiro pra escalar. Ele tava afim de ir pra umas montanhas remotas da Puna, de repente fale com ele: maximoarrobagentedemontanhapontocom

Beatriz disse...

caríssimo!! adoro san pedro, que cidade mais querida. paulo, caso não tenhas conhecido o salar tara qdo estivesses em san pedro anteriormente, vá conhecer esse cenário agora. é lindo!
bueno, amigo, estou indo na páscoa, pra itatiaia por influência tua, de tanto ler teus relatos. adoraria que estivesses no brasil pra irmos juntos.
abração, beatriz

Edson Vandeira disse...

iae paulo !!!
Eh isso ae, Rumo aos vulcoes e tambem a um sonho antigo neh. Muita sorte pra vc aí, q venha mts e mts cumes pela frente !
Sobre o aconcagua, quero deixar meu agradecimento especial a pessoa q de fato, fez com que meu sonho se realizass !! me apoiando em todos sentidos, aqui vai meu MUITOOOOO obrigadoooo !!!! E agora ?? restaram "somente" milhares e milhares de montanhas... ehhehehe
grande abraço !

Edson Vandeira disse...

iae paulo !!!
Eh isso ae, Rumo aos vulcoes e tambem a um sonho antigo neh. Muita sorte pra vc aí, q venha mts e mts cumes pela frente !
Sobre o aconcagua, quero deixar meu agradecimento especial a pessoa q de fato, fez com que meu sonho se realizass !! me apoiando em todos sentidos, aqui vai meu MUITOOOOO obrigadoooo !!!! E agora ?? restaram "somente" milhares e milhares de montanhas... ehhehehe
grande abraço !