quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O ultimo bife e o Cordon Del Plata

Ola pessoal!

Estou de volta a civilizacao por alguns dias, pelo menos ate me recuperar de uma gripe muito sem graca que me acometeu, depois conto com calma pois o relato vai em partes.

Passamos na rodoviaria, compramos as passagens para Potrerillos para as 12:50h e voltamos ao albergue. O Edson estava com muito sono e nao pegamos o de 08:40h.

Depois disso, ele descansou mais e entao saimos rumo ao nosso onibus, la mesmo na rodoviaria comemos o ultimo bife com fritas, pois planejavamos ficar no cordon del plata por pelo menos 15 dias, quiça 20.

Pegamos o onibus e ja fomos inundados pela excitacao pre-escalada! Mas, assim que chegamos na vila de Potrerillos, ao passar do lado do lago Potrerillos, o Edson deu a ideia de descermos ali mesmo e passarmos a noite no lago para fazer algumas fotos. Otima ideia, concordei no ato e descemos ali mesmo!

Assim que descemos, comecamos a procurar um lugar para acampar. Chegamos ao topo de um morrinho onde havia uma casa grande aparentemente abandonada. Ali deixamos as mochilas, 4 delas, totalizando quase 70 quilos, para caminhar pelos morros e fazer fotos.

Mas, ao chegarmos no limite deste morro em que estavamos, o Edson disse que queria ir alem, um morro bem distante, pelo menos uma meia hora de caminhada entre espinhos perversos na vegetacao arida do local. Preocupado com a possibilidade de sermos furtados abandonando as mochilas por tanto tempo, voltei e ele se foi por quase uma hora e meia.

Foi a decisao correta voltar, assim que cheguei nas mochilas, 3 chicos muito estranhos comecaram a me sondar, dando voltas pelo mesmo terreno em que eu estava, me observando e logo vieram falar comigo, dizendo que era proibido caminhar por ali pois era propriedade privada de um hotel. Agradeci o aviso mas continuei ali, como iria descer a encosta com 70 kgs sozinho?

Logo depois veio um seguranca armado me dizendo que era propriedade privada, disse que ja sairia, que so estava esperando por meu amigo. Ele compreendeu e me deixou quieto.

Pouco depois disso o Edson chegou suado e com sede. Contei tudo a ele e antes que eu pudesse terminar, um carro da policia parou ao longe e com um megafone nos pediu que deixassemos o local. "OK" dissemos, e comecamos a descer o quanto antes de volta para o lago. Fiquei p da vida porque estavamos ao ponto de fotografar um marimbondo que tinha o tamanho de um celular! Nunca vi igual!

Passei na vendinha local, comprei uns lanches prontos e umas garrafas de agua, salada de frutas e ali ficamos, fotografando e curtindo a tranquilidade do local.

Um pouco de Historia: O lago foi criado em 2003 com a construcao de uma represa, ate entao, a cidade de Potrerillos ficava ali, onde e o lago! Por isso e possivel ver uma estrada asfaltada que desce para dentro do lago. A cidade esta la, abaixo do lago! Com o passar dos anos subsequentes a cidade foi reconstruida mais acima, onde hoje esta. Que loucura nao?!

Quando deu umas 20hs, montamos a barraca do Edson e depois de algumas fotos mais, fomos dormir ali mesmo, na beira do lago, de frente para a estrada a apenas 30 metros de onde estavamos!

Amanheceu um dia lindo, perfeito. Nascer do sol deixando cores belas sobre o Cordon Del Plata, fizemos mais fotos e levantamos acampamento, pois as 10:00h passaria um onibus para mais acima, perto de Las Vegas (sulamericana rs) onde tentariamos uma carona para vencer os 18kms extras e 1400 metros de desnivel ate a estacao de esqui Vallecitos.

Quando o onibus veio, cheio, ninguem subiu! Que furada...Pedimos informacao a umas pessoas e nada promissor, proximo onibus so as 14h. Ok, decidimos pegar qualquer um que nos deixasse um pouco acima. Pegamos outro onibus que nos ajudou por mais uns 2 kms. Descemos ali mesmo na estrada, pedimos informacao a um carro da policia, o mesmo que nos convidou a sair da propriedade. Tambem nada promissor, decidimos avancar mais alguns metros na estrada e tentar carona.

Cinco minutos depois, o mesmo carro da policia parou e nos ofereceu carona ate mais acima. Que beleza! La se foram mais 4kms acima! De pouco em pouco estavamos avancando.

Agora estavamos a 12kms da estacao de esqui, sentados na estrada fazendo um totem de pedra de um lado da estrada, e do outro tentavamos acertar o pequeno totem apostando sanduiches kkk.

Depois de uma hora fazendo isso e sem sucesso com caronas, perdemos a paciencia e decidimos por comecar a andar. La fomos nos...

Eu com 32kg, Edson com 37kg. Os dois completamente sozinhos na estrada com um sol infernal, subindo a passos lentos...Passava um carro a cada vinte minutos, ignoravam completamente nossa suplica por carona.

Depois de andarmos por 2,5 ou quase 3 kms, chegamos a uma vendinha na estrada, onde compramos uma coca cola e pedimos informacao. A dona da venda e da casa disse que havia um servico de jipe que poderia chamar pra nos. Claro, obrigado mesmo! Ela chamou, veio um cara gente boa. A essa hora conhecemos um figura de Montevideo, maltrapilho, fedendo feito mendigo, que deixara sua casa ha algumas semanas e vinha so de carona e sem banho, sem dinheiro, mochilando por ai onde o vento o levasse.

Senti pena do cara, ter que subir todos os 9 ou 10 kms faltantes ate la em cima...Tudo que ele tinha era arroz, algumas frutas e um papelao como isolante termico. Uma barraca vagabunda e nem sei se tinha saco de dormir...Estava terrivelmente magro e comia feito um ogro um tomate. Resolvi pagar pelo transporte de nos 3 ate la em cima, e la fomos nos, a um custo negociado de 90 pesos pros 3.

(continua em outra parte)

Kitesurf no lago, muito comum por causa do forte vento de la!

Kitesurf 2

Pequeno grilo e sua camuflagem perfeita para o solo pedregoso!

Pescador no lago, a truta foi introduzida pelo homem ha poucos anos, e so e permitida a pesca esportiva. Apos fisgado o peixe e devolvido ao lago.

Que lugar...Edson e eu, nosso acampamento.

Nuvens com belas cores do nascer do sol sobre o Cordon Del Plata!