terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Descanso, recuperacao, Cordon Del Plata de novo - parte 1

Pois e pessoal...

Depois da minha descida inoportuna do Cordon Del Plata, fiquei na cidade por mais alguns dias me recuperando da gripe, tres dias foram suficientes para tanto.

Tomei minha decisao de nao tentar o Aconcagua e explico: O Aconcagua tornou-se uma montanha de dinheiro, isto vai de encontro aos meus principios e apesar de muita gente pensar "putz, mas e o maior, vc tem que escala-lo!" eu nao penso assim, nao estou nem ai pro fato de que ele e o maior! Prefiro muito mais tentar o segundo ou o terceiro, quarto e por ai vai.

Nao me importo com a altitude, desde que a montanha seja bonita e que nao exista centenas ou milhares de pessoas subindo e descendo, atrapalhando as fotos, jogando embalagens pra todo lado, poluindo de formas variadas (sujeira, sons, bebedeira, ideologia, etc).

Agora vou tentar outra montanha consideravelmente menor que o Aconcagua porem remota, de dificil transporte/ acesso. Para mim, vale muito mais a pena pois quase ninguem tenta esta montanha, so chegam a sua base, tiram fotos e voltam. Nao encontrei na net um relato sequer de um brasileiro que tenha chegado a seu cume. Bem, espero conseguir um transporte...

Enfim, voltamos ao Plata eu e Edson. Meu objetivo continuava sendo o Cerro Vallecitos, esta belissima montanha de 5.435 metros de altitude e de ascensao tranquila. Agora estava recuperado e aclimatado.

Antes me deixem contar uma perola de mochilada, mais uma que vivenciei nestes 14 anos mochilando...Estavamos, eu e Edson, no albergue Uma, bem do lado de fora da rodoviaria de Mendoza. Era umas tres e meia da madrugada. Um cara (que soubemos depois acabara de culminar o Aconcagua) chegou absolutamente, completamente bebado. Eu dormia no beliche do canto do quarto, cama de cima. Ele entrou no quarto, "escalou" a minha cama, eu acordei e perguntei o que diabos ele estava fazendo, nao me respondeu. Como um zumbi ele ficou de pe na minha cama, se virou pro canto (parede), colocou o bilgolim de fora e comecou a urinar.

Da pra acreditar nisso? Por sorte nao me acertou, ainda tentei falar algo mas ele estava tao bebado que nao me respondia. Dei uns socos e chutes nele ate que ele caiu da minha cama (a de cima!) no chao feito uma madeira podre.

Levantou-se (ufa, nao matei o cara!), foi para a janela do quarto e parou feito um morto-vivo olhando pra fora e mandando ver mais um pouco de cerveja com urina pelo quarto.

Inacreditavel. Cinco minutos depois eu estava rachando o bico de rir, chamei o rapaz do albergue e ele nao acreditava, me trocou de cama rindo que quase se mijava ele mesmo, o figura deitou-se e saiu da tomada.

Nao para por ai, quinze minutos depois a velha doida fumante que dormia na cama debaixo da minha se levantou e me disse "vc deveria jogar agua nele por vinganca!" mas eu disse "nao, estou fora, deixemos o cara curar a bebedeira". Nao satisfeita, ela pegou uma garrafa de 2 litros de agua e molhou o cara todo!

Mais uma vez, eu gargalhava as quatro da manha, Edson tambem, a velha soltava risadas "nicotinizadas" com tosses cancerosas, foi uma curticao so...

Pela manha a estoria ficou conhecida no hostel e todo mundo ria do fato...Da pra acreditar? Nao, eu sei. Pura verdade!

Voltando as montanhas...

Quando chegamos a Potrerillos uma visao aterradora, a venda que compramos provisoes proxima ao lago pegara fogo dois ou tres dias atras, acabou tudo...Uma pessoa entrou depois para saquear restos de utensilios, uma parede desabou e matou essa pessoa, que triste...

Conseguimos nosso transporte e chegamos na estacao de ski Vallecitos a 3000 metros e comecamos a subir pra Las Veguitas. Ficamos surpresos com a rapidez que subimos...Chegamos acho que em meia hora. Eu ainda estava perplexo com a venda torrada.

Montamos acampamento, batemos papo com pessoas de outras barracas, fomos dormir com intencao de subir o San Bernardo no dia seguinte e tentar o Cerro Mausy, uma montanha de 4585 metros que fica atras do San Bernardo, dificil acesso.

Acordamos tarde, preguicosos...Nos preparamos e saimos exatamente as 08:10h. O San Bernardo e uma montanha simples, sem grande atrativo exceto a vista de seu cume. Por ser a primeira montanha desde Las Veguitas e ter mais de 4000 metros, proporciona uma vista animal pra laguna potrerillos, montanhas em seu redor, a cadeia de cumes de 3000 metros chamada La Cadenita (Cerros: Lomas Blancas, Estudiante, Caucaso e Illuso) e o que mais se quiser ver, ate mesmo o acampamento 800 metros verticais abaixo.

Fomos sem pressa, tranquilos, muito bem aclimatados, sequer sentindo falta de oxigenio. A rota de subida e muito bem marcada ate que se chaga as rochas enormes, soltas, um trecho inicial de escalada em rocha bem facil, terceiro grau, que pode ser evitado pela direita. Obviamente seguimos pela facil escalada pra tornar o negocio mais legal. Passando disso mais rochas soltas, trecho longo...Ate que chegamos ao falso cume de onde podiamos ver o cume e sua cruz, poucas dezenas de metros mais acima.

Duas horas e cinquenta minutos depois chegamos ao cume. Nem sequer cansamos de tao facil que foi, bem aclimatados estavamos muito bem! Fizemos varias fotos, apreciamos a vista, fizemos videos da chegada ao cume, conversamos sobre como esta montanha tinha sido cansativa pro Edson em 2008, quando levou entre 4 e 5 horas ate o cume e como fora facil agora! Se nao fizessemos tantas paradas, acho que facilmente chegariamos la em menos de duas horas. E que pirar nas fotos e o que ha! he he he

Depois de cerca de 1h e 20min no cume, o Edson continuaria pro Mausy e eu decidi descer para me poupar pro Vallecitos, meu objetivo. Pensei "estou bem, quero continuar assim" e alem disso, o caminho para o Mausy parecia bem complicado e perigoso. La se foi o Edson, la fui eu de volta pro acampamento.

Agora deixo uma informacao importante para uma questao de seguranca nesta montanha. O San Bernardo e conhecido no Cordon Del Plata como uma montanha perigosa, pois quando ha muitas nuvens, e possivel se perder no meio do mar de rochas e acabar em um abismo. Algumas pessoas ja morreram nele por isso, duas delas em 1966, existe uma homenagem na placa fixada a cruz do cume com o nome dos dois falecidos. Outro em 2007 pelo mesmo motivo, recente ate esta morte. Ha uma placa em uma rocha no cume para este tambem.

O "que" da questao e na descida. No falso cume sai uma trilha para descida muito bem visivel e marcada. Esta trilha depois de dez minutos vai sempre tendenciando para a direita, ate demais. Depois de um certo tempo ela passa por um pequeno vale a esquerda e termina em um abismo vertical de umas duas ou tres torres na lateral da montanha, queda certeira de pelo menos cem metros. Trilha errada que nao sei como foi feita, nunca use este caminho! Ao descer, utilize esta trilha porem antes de chegar a esta falha na montanha, faca uma travessia para a esquerda por mais uns 40 ou 50 metros, so o suficiente para atravessar esta falha.

Vera a trilha correta de descida segura. Passado este erro voltei e levei uma hora e vinte minutos ate quase o rio que deve ser atravessado para chegar ao camping.

Quando estava quase la vi um casal subindo, bem cansados e abatidos. Me perguntaram se era o caminho correto para o acampamento Piedras Grandes. WTF???????? hahahahahahaha, vejam so que tamanha desinformacao!!! Estavam fazendo a ascensao ao Cerro San Bernardo achando que estavam indo para o proximo camping!!! E por isso que gente morre na montanha.

Gastei mais vinte minutos mostrando e levando os dois para a direcao correta e ainda tive que ouvir que queriam tentar o Plata, de quase seis mil metros, com uma barraca de praia vagabunda (daquelas que nem sobreteto tem) e quase sem comida. OK, boa sorte e tentem nao se matar la em cima, disse.

Cheguei ao camping e fiz um almoco e me pus a esperar pelo Edson, que chegou la pelas 17h cansado e abismado com o nivel de perigo que e chegar ao cume do Mausy, teve que escalar rocha por uma fenda, sem cordas, sem mosquetoes, sem nenhum equipamento adequado, vendo rochas se soltarem e cairem por centenas de metros verticais...Mas, obstinado como e, chegou la! Cerro Mausy, 4585 metros de altitude. Passou pelo mesmo perrengue pra voltar. Edson, cuidado cara com essas loucuras!!! Sempre digo isso pra ele mas ele nao escuta mesmo, mas continuo dizendo!

Quando ele chegou eu ja tinha feito a comida, imaginei que estaria cansado e, sem nada pra fazer, agilizei o rango que estava quente quando ele chegou.

Jogamos um pouco de super trunfo ate o sono bater, fomos dormir. No proximo dia subiriamos direto para El Salto, pulariamos o Piedras Grandes. Mil metros de desnivel ate o acampamento mais utilizado para os ataques ao Plata, Rincon e Vallecitos. Mas isso fica pra parte dois!

Fotos:


A venda queimada, que triste visao...



Tirei esta foto no amanhecer do dia do ataque ao San Bernardo, ficou linda nao? Acampamento Las Veguitas, 3.240 metros.



Edson e eu no falso cume do San Bernardo, atras o cume e a cruz no topo.



A vista do cume. E tem gente que me pergunta "por que vc sobe essas montanhas?!" Tai a resposta.



A cruz do cume do Cerro San Bernardo, ao fundo a subida do Cerro Franke de 4.820 metros.



Eu no cume com minha gravata. Cerro San Bernardo, 4115 metros. Atras de mim o Cerro Mausy. Foto: Edson Vandeira.



Edson pouco depois do cume do San Bernardo, atras dele o Vallecitos e o Rincon.

4 comentários:

Beatriz disse...

meu querido, que bom saber que estás bem e conquistando teus picos!! adorei tua estória sobre o montanhista mijão, tanto que comecei a rir alto aqui na lan house de s. gabi da cachu e a indiada ficou me olhando com cara de espanto. mas essa estória é deveras hilária, paulinho!! pois não é que temos opinião parecidas sobre subir montanhas? eu até ia fazer o aconcagua este ano, mas desisti mais ou menos pelos mesmos motivos que os teus. agora depois do relato do maximo é que não vou mesmo pra lá!!
na quinta-feira, querido (fico toda arrepiada), eu estava lá no topo do neblina, simmmm!!! é massa, paulo! o estado do amazonas, em sua porção noroeste é crivado de serras com maravilhosos picos, cara!! vale a pena vir pra cara e abrir trilhas pra subir os picos que nenhum branco ainda explorou. tô cada vez mais apaixonada pelo nosso país. abração, beatriz!!

Anônimo disse...

Cerro Rincon.. Seria a Via Supercanaleta ainda nevada???
Show de bola a foto...

Paulo Roberto - Parofes disse...

Seria sim! Mas o gelo agora ta perigoso, podre...Ninguem esta atacando o Rincon! Abrazos

Wéll Bericat disse...

Olha então não to tão mal assim eim, ainda mais por não ter ainda ido ao Cordon...rsrs