terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Azar, a gripe e a descida - Cordon Del Plata - parte 3

Continuando...

Seguimos para o camping Piedra Grande fazendo porteio. A essa altura o peso reduziu um pouco mas mesmo assim fizemos duas viagens pra subir com metade do peso e depois a outra metade.

Uma hora pra primeira subida, deixamos tudo no camping que fica a 3.550m, descemos, desmontamos a barraca, preparamos tudo e subimos. Chegamos no camping definitivamente as 20h. Ainda tinhamos uma hora de sol pra poder arrumar a barraca e comer e dormir.

Conseguimos ir dormir so la pelas 23h quase, tarde. Acordamos quase as oito, levantamos, toda a rotina se repetiu e as 13h comecamos a andar dessa vez com todo o peso, mais cerca de 750 metros de desnivel mais acima, uma subida um bocado mais dura de apenas 2km de trilha. Como essa subida e miseravel e termina com uma rampinha chamada infernillo e nao e nada agradavel, a decisao foi de subir logo com tudo mesmo que fosse muito duro. La fomos nos, levamos quase quatro horas. Bem, o Edson tres e meia e eu quase quatro, fiquei bem pra tras.

Cheguei la exausto, mais cansado que o normal pra alta montanha. Nem me preocupei, estava bem, tinhamos chegado no camping que queriamos e nosso combinado era descansar por dois dias e comecar os ataques.

Entretanto, assim que terminamos de montar a barraca e caprichar nas amarras pois no camping El Salto a 4290m venta forte, o Edson havia combinado com dois argentinos de tentar o Plata na manha seguinte pra aproveitar o bom tempo. Pra mim obviamente nao daria, estava bem cansado. As cinco da manha la se foi o Edson e eu fiquei no acampamento absolutamente so. Nao havia mais ninguem alem de nos quatro la.

O dia foi duro. Quando acordei de cara percebi o inesperado nao tanto inesperado. Estava gripado, com secrecao verde o que indica infeccao respiratoria. Fiquei triste, puto da vida, chorei, mas nao pensei duas vezes para tomar uma atitude definitiva: Descer na manha seguinte. Uma gripe a 4300m acima do nivel do mar para um brasileiro e um risco serio. As montanhas estarao la por muitos e muitos anos, eu talvez nao.

Nao tinha nada pra fazer, caminhar me cansava demais, entao li, li, caminhei pelos arredores sem ir longe, bati papo com um alemao que estava mais acima proximo ao glaciar...fiz algumas fotos...

Na tarde, la pelas 16h o Edson chegou, com muita dor de cabeca mas com fotos lindas do cume do cerro plata, pra ele segunda vez. Quando disse sobre o meu problema ele ficou transtornado, planejamos tantas fotos juntos mas nada daquilo aconteceria, pelo menos nao nesta vez.

Fomos dormir no final do dia em clima de velorio.

Acordei pior, dor no corpo e febre. A decisao agora era mais que certa. O Edson ficaria para concluir os cumes entao arrumei minha mochila o mais rapido que pude e as nove e meia comecei a descer so. Prometi a Lili que seria muito cuidadoso e cumpri minha palavra. OBS: Saudade amor, saudade mesmo.

Cheguei na estacao de ski so o po da rabiola, na capa do Batman. Ardendo em febre, fraco, aborrecido...Felizmente reencontrei um argentino que conhecemos dias antes e ele gentilmente me deu uma carona ate Potrerillos onde, meia hora depois, consegui pegar um onibus pra Mendoza onde cheguei quase as cinco da tarde.

Cheguei no albergue mal, mas nao como estava acima. A melhora era evidente. Me mediquei rapidamente pois trouxe comigo uma farta quantidade de remedios de casa, inclusive antibioticos. Descansei...

No dia seguinte, descansei e me mediquei ja bem melhor...No terceiro dia ja estava novo. Foi triste mas acredito ter sido a melhor decisao.

No quarto dia o Edson chegou sedento por um banho mas feliz. Fizera cume no Vallecitos e no Lomas Amarillas tambem, uma montanha pouquissimo visitada por ser perigosa, com cume a 5095 metros. So nao ponho as fotos agora porque nao as tenho aqui, mas podem ser vistas no orkut dele ja. Resumindo, o Edson fez cume em: Adolfo Calle, Stepanek, Franke, Lomas Amarillas, Vallecitos e Plata.

Em uma hora e meia volto ao cordon del plata, nao posso ir embora da cidade sem tentar mais uma vez, desta vez recuperado espero...

Algumas fotos:


Nosso camping em Piedras Grandes - 3550m



Nos dois comecando a subida para o proximo camping.



Eu subindo. Foto: Edson Vandeira



Eu subindo. Foto: Edson Vandeira



Mais uma, gostei muito dessa. Foto: Edson Vandeira



Este e o Adolfo Calle visto do El Salto, e eu em sombra. Foto: Edson Vandeira



Eu sozinho no El Salto a 4290m, ao fundo minha barraca e o Vallecitos.

9 comentários:

Déborah Cocci disse...

Muito importante consciencia sobre condições de saude, a montanha não vai mesmo sdair de lá, vc tem razão.
Mas olha só amigo, tem um pessoal aqui em Campos do Jordão, que assim como eu, passou a ler seu blog e esta acompanhando sua jornada e torcendo para que tudo saia bem muito legal as fotos, seja confiante e estamos com vc
Forte Abraço

Grillo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Grillo disse...

Muito bom relato Parofes, "na capa do Batman" foi punk! hehehe...(voce é gaucho?? tenho um amigo gaucho q um dia apareceu com essa pérola tbm..kkkk)
Pow gripe nessas condiçoes deve ser mto ruim mesmo, imagino, ela ja é ruim em casa, imagina nessas condiçoes.
Acompanho seu blog e relatos sempre, e até queria aproveitar a deixa, pra ver se possivel, se voçe nao colocava meu blog na sua listagem, pra ajudar a divulgar a regiao de Tubarão e Laguna, Sul do Brasil. Lògico, se possivel!

Forte abraço!
Fernando
http://nando-grillo.blogspot.com/

Unknown disse...

GDE PAULO.
CHEGUEI AO BLOG SEU PELO DO LACAZE.
EM AGOSTO PROXIMO ESTAREI INDO AO CERRO PLATA E AINDA QUERO LER AS PARTES 1e2.COMO FOI SEU DESLOCAMENTO DE MENDOZA ATÉ VALLECITOS? TEM ONIBUS DIRETO? TODA DICA SERA BEM VINDA!
ABRAÇOS ELOIR

Fabiula Puglia disse...

Oi Parofes, não é azar e sim contratempo... mesmo com ele vc tá sendo abençoado: companhias excelentes, paisagens maravilhosas, pessoas de todo lado torcendo por vc hehe...
Abraços, mais montanhas e vibrações positivas.
Fabiula

Paulo Roberto - Parofes disse...

Obrigado a todos pela forca!!!

Grillo, ja ta na lista! Abracos!

Paulo Roberto - Parofes disse...

Debora superobrigado pela forca e pensamento positivo!
Acabei de voltar a cidade e com mais 2 cumes no bolso! Amanha devo publicar a primeira parte do relato!
Grande abraco!
Paulo

Paulo Roberto - Parofes disse...

Grilo, sou carioca! ahahahaha
Essa expressao nao e muito comum no Rio nao mas conheco muita gente que fala!
Abracos

Paulo Roberto - Parofes disse...

Eloir, tudo bem?
Olha, amanha comeco a publicar as outras partes porque voltei la e culminei o San Bernardo e o Vallecitos.
Mas te adianto, o transporte e facil, 3 horarios por dia: 08:25h,12:540h e 19:30h.O preco e barato, menos de 7 pesos. Vc desce na vila chamada Potrerillos e de la tem mais 18km ate chegar a estacao de ski Vallecitos. Amanha posto telefone de um cara que faz o transporte por 40 pesos por pessoa.
Abracos!