segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

14 anos depois...

Um pouquinho de História...

Quando eu tinha 18 anos minha mãe foi dada como morta e sepultada. Depois disso descobrimos que ela foi vítima de erro médico e, pior ainda, depois de 3 anos no momento da exumação descobrimos que ela foi sepultada com vida.

Uma semana depois tive um coma alcoólico depois de visitar a antiga namorada e pega-la "pulando o muro". Cheguei a ter uma parada cardio-respiratória por cerca de 40 segundos e acordei com a injeção de glicose e a massagem cardíaca.

Depois disso, prometi a mim mesmo que aproveitaria plenamente minha vida. Comecei a mochilar, tinha 18 anos. Meu primeiro destino foi: Foz do Iguaçú.

Não sabia como mochilar, não sabia como me virar...Peguei um vôo baratinho e fui, mas não tinha grana pra me hospedar então dormi na rodoviária pra voltar. Foi completamente nas coxas...

Enfim, voltei depois de 14 anos com a Lili. A cidade está absolutamente diferente, não reconheci nada...Foi lá onde tudo começou!

No primeiro dia só descansamos, chegamos tarde.

No segundo dia visitamos o lado brasileiro das cataratas, o que conheci muitos anos atrás. Lindo, fantástico. Ainda temos visão panorâmica para o lado argentino que todos dizem ser muito mais bonito, onde iríamos depois. Na saída aproveitamos e visitamos o parque das aves, onde brasileiro paga R$ 17,00 para entrar e ver aves lindas!

Não há muito o que escrever, mais fotos mesmo! Lá Vai:


Eu tomando banho


Lili tomando banho


Lagarto tomando banho de sol


Que beleza!


E mais beleza


Todo mundo tomando banho


Parque das aves 1: Lili e a Arara


Parque das aves 2: Pavão


Parque das aves 3: Tucano


Parque das aves 4: Gralha azul


Parque das aves 4: A Arara e eu


No segundo dia fomos conhecer o lado argentino. Para isso é preciso cruzar a fronteira, carimbar o passaporte e passar o dia por lá, a visitação é bem mais longa que o lado brasileiro, "perde-se" um dia inteiro!

Incrível! Estonteante! Assustador! Concordamos com todas opiniões que escutamos, o lado azul e branco é bem mais belo que o verde e amarelo, é possível andar sobre passarelas até a garganta do diabo, uma queda colossal em formato de "U" cujo volume de água dá medo.

Ainda fizemos um passeio de bote motorizado até as quedas. Que loucura! Por 100 pesos é possível fazer uma incursão de 12 minutos com emoção total. O cara te leva lá na cara do crime, ondas literalmente entram no barco, pessoas têm ataque de pânico, eu e lili rachamos o bico de rir, foi animal demais!

É uma pena que não dá pra filmar ou fotografar sem dar PT na máquina...Mas filmei o comecinho da aventura que já está no youtube!

Muitos animais soltos, várias fotos, vídeos...Saímos de lá maravilhados!

Algumas fotos:


A Rodoviária de Puerto Iguazu - Argentina


Lili no lado argentino das cataratas


Uma libélula hermana!


Lili no barco antes de começar a emoção...rs


É arco-íris pra todo lado!


"Salto Bossetti", na minha opinião uma das mais belas quedas do lado argentino!



Video da garganta do diabo, animal demais!


Depois no terceiro dia, visitamos Itaipú. A maior obra de engenharia do Brasil e também é paraguaia. São instalações fantásticas e até pode-se dizer inimagináveis, os números são astronômicos, incalculáveis. Só vendo pra entender...Fizemos o "circuito especial" que tem 2,5 horas de duração de visita, onde se vê um filme no cinema para visitantes, depois visão panorâmica da barragem que tem no total 8kms! Uma passada sobre a barragem com direito a 2/3 das comportas abertas, um espetáculo a parte de água caindo sobre o Rio Paraná, além de visitar o interior da usina e a sala de controle geral! Tudo isso por míseros R$ 36,00. Pela usina, neste passeio, passamos pelo lado brasileiro e também em solo paraguaio!

É um complexo tão grande que envolve até um refúgio de animais ameaçados de extinção, um museu ecológico, quilômetros e quilômetros de instalações, etc etc...Só vendo pra entender.

Algumas fotos!


Sala de controle geral


Que vista!


Vista melhor ainda he he he


Mas não termina aí. Ainda visitamos o marco das três fronteiras no quarto dia:


O lado Paraguaio


O lado Argentino


E o brasileiro. Separados pela Foz do Rio Iguaçú (que dá nome à cidade) e pelo Rio Paraná.


Por final, UMA DENÚNCIA.

Ao sair do marco das três fronteiras, fomos ao zoológico da cidade. Completamente abandonado. Animais nas gaiolas sem alimentação regular e alguns até sem água para beber!!!

Sujeira para todo lado, entregue a própria sorte. Saimos de lá tristes pelo abandono do Prefeito.

Um funcionário do zoo nos disse que de uns anos pra cá o Prefeito abandonou o zológico, reduziu o número de funcionários a quase zero ficando somente ele e mais um para alimentar todos os animais. Não há sequer funcionário para limpeza!!!

Verba a quase zero e não cobram entrada para o zoo. Fica aqui o meu protesto e uma única foto, de uma cigarra. Não filmei quase nada nem fotografei lá.


Primeira vez que fotografo uma. Feia não?!


Mais fotos no álbum do Picasa já online.

Mais vídeos no meu canal do youtube. Link mais acima no destaque "Acesse".

Abraços a todos e um ótimo 2010!

Paulo

11 comentários:

Alessandra disse...

Amigo
Lindo seu relato e sua sensibilidade. E a cigarra não é feia, não, ficou linda a foto. Mostra que o pior nos deixa mais fortes, nos mesclamos à paisagem, nos adaptamos e fazemos dela nossa força. A natureza nos empresta a vontade pra recomeçar e continuar vivendo, não é mesmo. E que tudo seja dez em dois mil dez. Quanto ao descaso do zoológico, vc não precisa ir tão longe. Na polícia ambiental de Fpolis vivenciei situação parecida...bjo grande a vc e a Lili.

Eliza disse...

Muito triste pelo zoológico,mudam os lugares, mas os problemas são os mesmos.
Por outro lado, tiveram sorte, Itaipu com as comportas abertas...Ou será que não foi sorte, pois comportas abertas significam chuva, mais chuva, muita chuva! :(
Um Feliz Ano Novo pra vc e sua namorada, cheio de paz, amor e luz, de preferência do Sol! Bons ventos.

Pedro Hauck disse...

Cara a história de quando vc tinha 18 anos é dramatica.. que bom que vc superou.

Fabiula Puglia disse...

Que lugar, a natureza é maravilhosa. Não pare de fotografar e filmar rsrsrs... Feliz Ano Novo, tudo de bom pra vcs.

Ester Capela disse...

Puxa!!
Bem novo tu vivenciou todo esse drama! Muito bom ler teu relato e ver o quanto a vida tem a nos oferecer... o quanto tudo que vivenciamos vale à pena, tanto as coisas boas quanto as ruins, para depois de tudo olharmos o caminho percorrido e dizer: " Eu venci!"
Te admiro!

Abraços em você e na Lili.

Ester Capela

Bea disse...

poxa, paulo, e a gente se queixando de trauma de infância disso e daquilo. o teu, sim, é porrada, meu!!
sabe duma coisa? nunca imaginei que tu fosses fazer um passeio tão convencional, assim!! preconceito meu, né?
mas, bah, tche, que bom que a lili apareceu a cores, enfim. muito lindinha ela!
abração, beatriz

Walterlc disse...

Que medo vc narrando: "A Gargaaaanta do Diaabooo"

Abs.

Anônimo disse...

Fala mano véio!

Bom saber q as coisas estão indo bem! Fico feliz. Saudade d tu porra!
Qto aos relatos e foto, não há o q dizer... sempre irretocáveis!
Parabéns e eu inda levo fé na minha participação no projeto do final desse ano!
Abração

Leandro Cruz

Gui disse...

Oi Parofes!
Arrepiei com sua história de adolescência! puutz! =/

Seu blog tá excelente, como sempre.
Engraçado abrí-lo hj e ver as ftos de Foz. Sempre me inspirei nas suas viagens e tive a mesma idéia - de ir pro mesmo lugar, agora em Janeiro. Mais uma vez vc me ajudando em meus mochilões... heheh

Sobre o Zoo, é realmente uma lástima. A dica q dou é enviar um texto formal, de denúncia, para a imprensa paranaense, ou mesmo a redes nacionais, repetidamente. Ja fiz isso antes e consegui, felizmente, que reportassem denúncias de abandono de reservas ambientais e construções históricas.

Semana que vem estarei em Foz, e sabendo da situação, vou tirar muitas fotos e mandar pra jornais e redes de tv.

Ficam as congratulações pelas maravilhosas fotos...

e ainda milito no movimento "Volta Parofes" à comunidade dos mochileiros da America do Sul! hahahahaha

abrç

Marina disse...

Paulooo!!!!

Como sempre você arrasando nas fotos!!!
Voltei ontem da minha 1ª mochilagem...
Olha: ficou eternizada essa aventura na minha vida...
Tanta coisa que aconteceu lá...
Vc ainda usa o MSN?
Bjs

Parofes disse...

Gui,

Faça a denúncia e conte com meu apoio!
Obrigado pelo comentário!
Aliás, obrigado a todos pels leitura e comentários!

Abraços

Paulo