terça-feira, 29 de dezembro de 2009

6000's do Chile

Boa tarde pessoal!

Navegando na net pesquisando por montanhas, dei de cara com mais uma pérola. Um site que reune informações precisas de 38 montanhas com mais de 6000 metros do Chile.

Não tive tempo para ler tudo mas aparentemente o programa teve iniciativa privada, montanhistas foram fazendo as ascensões e coletando informações sobre cada uma das montanhas. As informações são precisas mesmo! Cada montanha ou vulcão teve em seu topo deixada uma caixa metálica com um livro de cume onde foi registrada a sua experiência. A altitude foi medida, coordenadas arquivadas e tudo mais que se pensar.

Fiquei impressionado com o nível das informações. Até detalhes da rota de aproximação a carro/ trekking foi colocada. Cidade de partida, detalhes da rota da escalada, campings, pontos de água, se tem moraina ou penitente, rota técnica em gelo ou glaciar, onde há mais gretas, periodicidade de ventos...Um trabalho fantástico e que disponibiliza a quem quiser todas as informações necessárias para navegação, tornando a escalada mais segura possível.

É possível até mesmo baixar um livro em pdf com todas as informações. O livro tem nada mais, nada menos que 288 páginas.

Fica aqui o link para quem quiser navegar por este trabalho muito bem realizado (não sei quem já conhece mas não custa divulgar!): 6000's do Chile

A coleta de dados foi organizada por escaladores que fizeram as ascensões, fornecendo os dados para o Banco do Chile. Isso mesmo, Banco do Chile! O projeto foi encabeçado por esta instituição. Quem assina a apresentação do site é o vice-presidente do Banco.


O look do site


Abraços a todos e um feliz 2010!

5 comentários:

tacio philip disse...

ANIMAL!!! Bem que podiam lançar o livro em versão impressa e colocar a venda no site!
abs!

Paulo Roberto - Parofes disse...

Eu compraria no ato!!! kkkk

George Volpão disse...

Sim, eu baixei esse livro quando ainda estava por lá em fevereiro último. Excelente material! Grande abraço e um fantástico 2010 pra você!

Alcides disse...

MUITO BOM MESMO. Vou usar as informacoes agora em fins de janeiro. Valeu Parofes ! (e ao Tacio que me indicou seu blog hehe)
Gde abraco!
Cidao

Alejandro disse...

Amigos, es un libro esplendido...la razon de us existencia es que el presidente del directorio del banco chile es andinista e hizo el everest entre otros...es de esperar que otros padamos seguir siguiendo sus posos.

Un saludo desde Chile a la comunidad escaladora de brasil.