segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"Adventure Sports Fair" ou "Tourism Fair"?

É....não é um trocadilho!

Fui com a lili na Adventure Sports Fair 2009 no sábado dia 12SET2009 e, o que deveria ser destinado a esportes de aventura, não é. A feira dedicou-se este ano quase que exclusivamente a turismo, não necessariamente de aventura.

Ano passado ainda notei alguma presença de grandes fabricantes de equipamentos para esportes de aventura como Trilhas & Rumos, Conquista Montanhismo, casa das cordas dentre outras. Este ano, os únicos presentes
que mais se aproximam de nossa atividade foram a McBoot e a bull Terrier, e olhe lá.

O único stand voltado para a venda de equipamentos não era para esporte de aventura propriamente dito, 90% dos ítens a venda era artigos de pesca!

As empresas menos favorecidas nem tiveram chance de comparecer ao evento. Levando em consideração o custo de coisas simples lá dentro como uma latinha de coca-cola a R$ 4,00, dá pra se ter uma noção de como deve custar caro um stand...

A entrada já me saiu R$ 20,00, pelo menos foi o mesmo preço do ano passado.

Nem tudo foi perdido, acabei caindo de pára-quedas na palestra do Elias (www.extremos.com.br) contando suas aventuras. O curioso é que uma semana atrás ele me perguntou se poderia publicar em seu portal meu último relato. Eu sequer sabia que ele faria a palestra, e depois de uma hora andando pela feira sem nada atrativo pra montanhistas, peguei o folheto das programações e chutei o dedo em uma palestra (só pra não ir embora direto!): "Vou ver esta aqui.", calhou que era a dele!

Foi legal ver suas narrativas, fotos, e ter um pouquinho de nostalgia vendo fotos do salar de uyuni, San Pedro, Vale da Morte etc etc...lugares que já conheci e que adorei visitar. Salvou o dia. Ainda batemos um rápido papo e dali voltamos direto pra casa.

Mas, só valeu por isso. Me livrou de voltar pra casa completamente "p da vida".

Ano passado havia stand da Argentina, Chile e Perú investindo em atrativos para o turismo em seu país, seja de aventura ou não. Este ano não vi stand do Chile tampouco Perú, mas a Argentina tinha 2 stands grandes e novamente o gelo da patagônia. Investimento pesado!

Em 2009, literalmente, a feira não deveria chamar-se "adventure sports fair" e sim "tourism fair".

Ano que vem vou avaliar bem a lista de expositores antes de ir...

Um comentário:

Alessandra disse...

Nossa, que triste.Sempre imaginei a feira como um grande evento para esportes de aventura, e uma oportunidade para compra de equipamentos, contatos e troca de experiências. Uma pena. Bem,ficou o recado no seu blog, no do pedro e outros de que público tem para um evento de montanhismo...Bjao e boas escaladas