domingo, 12 de abril de 2009

Felicitaciones!

Data memoravel, 11 de abril de 2009.

Consegui parceiro pra dividir o custo do guia pra um novo ataque, o vulcao Sairecabur, com seus 6.046 msnm, bem atras do Licancabur.
O parceiro era um Holandes chamado Jan de 65 anos de idade, que escala nos alpes ha cerca de 15 anos. Mesmo tendo bastante experiencia, seria uma novidade pra ele estar acima de 4.800 metros, felizmente pra mim nao. Mas esse se tornaria meu primeiro seis mil!

Para minha surpresa, na ultima hora apareceu um brasileiro querendo subir a montanha no final do dia anterior, eu nao sabia e so fiquei sabendo na hora que o guia me pegou de carro no albergue.
Saimos de carro as 07:00h e chegamos ao ponto de inicio da caminhada, a 4.900 msnm exatamente as oito. Comecamos a caminhar lentamente...

Jan era engenheiro e acabou de se aposentar, por isso aproveita o tempo viajando.
O Santos (Mala) e medico de Santa Catarina de 32 anos de idade, medico de emergencia exercendo ha alguns anos ja a profissao.

Sem muitos problemas, subindo pela estrada mesmo, chegamos a uma dependencia norte americana de imagem de satelite e observacao astronomica, a 5.500 msnm. Estava um frio bom de -3 graus celcius, bebemos mais um cha de coca, descanso de cinco minutos e montanha acima...

A subida inicial e muito ingrime, cerca de 45 graus sem medo de errar, e tinha muita neve. Em alguns pontos a neve chegava aos joelhos e isso dificultou muito nosso trabalho...

O mala nunca escalou na vida, estava muito acima do peso e como esperavamos, a 5.800 metros ele disse "vou descer". Eu ja estava preocupado com ele ha bastante tempo porque ele demonstrava desde cedo estar sendo derrotado pelo frio e pela altitude, entao perguntei "quer que eu te leve ate o carro?", ele disse que nao. Perguntei novamente se ele tinha certeza e ele confirmou. Entao virou as costas e desceu, e eu continuei minha investida.

Nesse ponto cruzamos com outro grupo meio que perdido de 5 pessoas, dois chilenos (pai de 52 anos e filho de 16) e tres argentinos de 32 e 40 anos de idade, nao me lembro os nomes nem a idade do ultimo.
Eles nao contrataram nenhum guia, so uma carona ate o pe da montanha. Estavam sem saber o rumo que tomar pro cume verdadeiro e muito expostos ao frio por estarem praticamente parados...

Por isso que eu sempre digo, eu nao tenho GPS, nao conheco a montanha, nao acho que deixa de ser montanhismo contratar um guia que conheca o local. Isso se chama prudencia, e assim nao coloco minha vida em risco nem a dos outros.

Assim sendo, nos tornamos um grupo maior de 8 pessoas a tentar o cume do vulcao. Seguimos em frente, quero dizer, acima!

Nossa, que subida dificil, muito mesmo. O guia (Felipe) disse que o Sairecabur e muito mais exigente em preparo fisico e psicologico do que a maioria das outras montanhas do atacama, ate mesmo do que o Lullailaco (mais de 6700m) porque ele tem uma trilha que leva ate o cume sem esforco (o guia ja foi nele 4 vezes, e fez o cume 2 vezes), basta uma boa aclimatacao de uns 4 dias. O Sairecabur nao tem trilha, sao muitas rochas vulcanicas grandes o suficiente pra esmagar um ser humano como papel se descer montanha abaixo. E o frio, nossa...que montanha fria! Na reta final pro cume a inclinacao chega a uns 55 graus so de rochas, sem neve...menos arriscado de escorregar...Toco? Moleza...Lascar que eu disse que tinha os ultimos 92 metros dificeis? Fichinha perto do Sairecabur...

Foi uma provacao, usei toda minha concentracao, todo meu raciocinio, todo o meu preparo nos dias anteriores e pude contar com a minha boa aclimatacao, pois do jeito que eu estava exigindo do meu proprio corpo, uma dorzinha de cabeca qualquer e eu acho que retornaria. Foi absurdo...mais de 1.100 metros de desnivel em 6 horas.

Enfim, apos toda essa provacao, esforco extremo e encarando o frio de -6 graus na subida final, cume!!! Muitas Felicitaciones, e nada pude fazer alem de sentar e chorar, e as lagrimas nem tiveram muito tempo de descer molhando meu rosto, congelaram em alguns segundos. Fiquei sensacionalmente emocionado e agradecido para com meu corpo por nao ter me deixado na mao. Pensei em muitas coisas, na minha mae, na Lili, na incrivel conquista que acabara de fazer. Digo que e incrivel porque minha experiencia de montanhista e curta, apenas 2 anos e 2 meses, com metade disso de pratica efetiva, e mesmo sem treinamento (fora e claro subir e descer pro meu trabalho de escadas, eu trabalho no 12 andar) consegui. Foi sensacional...

O guia, Felipe, me abracou muito feliz e me disse "Cara, achei que voce nao iria conseguir, mas voce me surpreendeu!", depois completou, "3 montanhas: 2 com mais de 5500 metros e 1 com mais de 6000 em apenas seis dias, nunca vi um brasileiro fazer isso!"

Foi engracado, acho que ele estava tao feliz quanto eu! Uns dez minutos depois chegou o grupo de 5 amigos que nos seguia ate o cume, mais felicitaciones, todos completamente exauridos mas muito felizes! Foi muito legal, tiramos varias fotos todos juntos...

Mas nao acaba por ai, isso foi so 50% do trabalho! Tinhamos muito a fazer na descida e a temperatura comecava a cair, ameava de nevasca....viramos as costas e tomamos nosso rumo.

Apos 100 metros de descida eu estava muito cansado, exausto, mas respondendo bem...e minhas pernas tambem respondiam ao meu comando, mas em camera lenta...Jan sofreu uma queda de costas, mas por sorte nao sofreu nada alem de alguns hematomas.

Felipe ficou muito preocupado porque a temperatura estava caindo rapidamente...o frio era demais e estavamos todos congelando. Quando ele disse isso e parei pra pensar e percebi que nao sentia meu nariz e as pontas dos dedos das maos. PERIGO!

Meus dedos e meu nariz estavam literalmente congelando, pois eu usava so um dos meus 3 pares de luvas (de x-thermo) e nao tinha nenhuma protecao no rosto. Quando peguei a ponta do meu nariz, ele estava duro! Pensei "Ja era, vou perder meu nariz e vou ganhar apelido de pigboy". Imediatamente parei o grupo de 5 amigos e perguntei se alguem tinha uma balaclava porque deixei a minha no albergue. Por sorte um deles tinha e me emprestou, coloquei e voltei a descer, parando pra massagear meu nariz de dois em dois minutos, torcendo do fundo do coracao pra que a circulacao retornasse...

Tambem coloquei, na mesma hora, meu segundo par de luvas, mais grossas, pra aquecer mais as maos. Nessa hora, quando olhei pro relogio que estava pendurado na mochila, a temperatura efetiva era de -12 graus celcius. he he he

Uma enorme nuvem veio e escondeu o sol, mais problemas....Sol encoberto e nuvens...a sensacao termica deveria ser nessa hora de uns -20 graus celcius...Felipe, o guia, gritava "vamos mais depressa ou vamos congelar na montanha!!!" e apertamos o passo...

Quando descemos toda a escalaminhada ate algo em torno de 5.700 metros, chegamos ao ponto onde eu disse que havia neve ate os joelhos, perfeito para uma descida rapida de "esquibunda". Foi o que fizemos! Esquibunda montanha abaixo, usando meu bastao como freio as vezes.

Assim, em apenas cinco minutos descemos 150 metros de desnivel. Mas um pouco e logo estavamos na estrada novamente. Mas nao acabara, precisavamos chegar ate o carro...rs

Estrada na frente, ventos congelantes, la fomos nos...No meio do caminho olhamos para tras e percebemos que os cinco amigos nao fizeram o esquibunda, talvez por medo, e estavam descendo a montanha muito lentamente...Ficamos preocupados...apressamos o passo e chegamos ate o carro, entramos, nos aquecemos e em cinco minutos estavamos subindo a estrada de carro para o que poderia, possivelmente, se transformar em um resgate.

Felizmente, quando chegamos la em cima na cratera do vulcao onde fica o maquinario norte americano, pudemos ve-los chegando a estrada. Todos com muito frio, tremendo, mas felizes. Que alivio...

Viemos embora. O Mala tinha fortes dores de cabeca pois nunca havia enfrentado altitude, por isso ficava calado o tempo todo. Eu, o guia e Jan so riamos e faziamos piada, felizes com a conquista e retorno em seguranca.

Felizmente meu nariz se recuperou, e nenhuma complicacao aparente! Fomos todos juntos a um restaurante, onde um dos chilenos (o pai, de 52 anos que se chama Luis) nos pagou um jantar comemorativo. Comi sopa de mariscos e conchas. Maravilhosa e foi boa para repor alguma energia!

Nos despedimos e eu voltei pro albergue, cansado mas realizado. Hoje ja estou como novo, mas nao faco mais investidas em San Pedro. Meu sonho do Licancabur fica pra proxima visita a cidade, talvez com meu parceiro Edson. Infelizmente nao consegui ninguem pra dividir o custo do guia, e ontem exigi demais de mim mesmo pra fazer a investida do vulcao. Sonho adiado...Mas, tive a chance de fotografa-lo bem ao lado, mais de 100 metros mais alto do que ele he he he

Deixo a cidade no dia 13 para Arica, cidade que ja conheco. De la pego outro onibus para La Paz, onde um amigo que fiz em Salta (um israelense) me espera para escalarmos junto outras montanhas!

Vulcão Sairecabur, extinto.
100 km de San Pedro de Atacama
6.046 msnm
Temperatura no cume sem vento: -6 graus, Descida, temperatura real: -12 graus celcius, com vento na descida: cerca de -20 graus Celsius de sensacao termica, talvez mais frio, nao sei.

17.242 metros concluidos do projeto, felicidade pura!

Algumas fotos!

A chegada a cratera do vulcao e as instalacoes norte-americanas

Acabou a moleza de estrada, montanha acima.

Quando alcancamos o grupo que subia sem guia.

Aqui tinha ate pouca neve se comparado com outros pontos...

Felipe e eu, descanso final antes do ataque ao cume que se ve ao fundo. Estavamos a 5.950m.

Finalmente, cume! O relogio marcou 6.055 mas o correto e 6.046 msnm.

Eu e Jan no cume. Atras de mim Juriques (5.704m) e atras dele o Licancabur (5.916m).

Todos nos no cume, foto tirada pelo Felipe, Felicidade geral!